Respeitando as orientações da OMS para não gerar aglomerações, usando máscara e respeitando o horário do toque de recolher, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) visitou recentemente 10 municípios localizados na região do extremo sul da Bahia. Esta região é uma área do sul do território baiano que se afunila e faz fronteira ao sul com o Espírito Santo, a oeste com Minas Gerais e ao norte com as regiões econômicas baianas Sudoeste e Litoral Sul, sendo a parte leste margeada pelo oceano Atlântico.

A região é composta pelos municípios de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, ltapebi, ltamarajú, ltanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

Guaratinga

Foto: Emídio Santiago

Sem qualquer tipo de evento político por conta do momento da pandemia do novo coronavírus, o deputado visitou a obra de reforma do mercado municipal de carnes e a ponte da represa sobre o Rio dos Frades, que segundo o parlamentar precisou passar por um novo processo de licitação.

Foto: Emídio Santiago

Alex da Piatã lembrou, ao falar para o CN, que, tanto a reforma do mercado e a ponte devem iniciar em breve, foram intermediadas pelo seu mandato junto a Secretaria de Infraestrutura do Estado e a solicitação partiu da ex-prefeita Cristine Pinto (PSD).

O deputado foi recebido na cidade pelo ex-prefeito Ademar Pinto (PSD) e os vereadores Wilk Santana (PSD), Paulo Radiola e Luiz Eduardo, ambos do PT.

Itanhém

Acompanhado do prefeito Mildson Medeiros (PSD), Alex da Piatã concedeu entrevista ao jornalista Edelvânio Pinheiro, da Rádio Master FM. O parlamentar, que tem se mostrado um grande parceiro da nova gestão falou das solicitações e dos recursos já encaminhados em favor do município de Itanhém nas esferas estadual e federal e reafirmou seu compromisso de lutar pelo desenvolvimento do município.

Alex da Piatã falou também sobre a visita que o prefeito Mildson Medeiros fez recentemente a Salvador e na oportunidade se encontrou o senador Otto Alencar e reivindicou o asfalto para o trecho que liga o trevo ao Terminal Rodoviário e à saída para o distrito de Batinga, onde está sendo construído o prolongamento da BA-290.

Mucuri

O vereador Agnaldo do Sem Teto (PSD), aproveitando a presença do deputado no município, mostrou a situação das ruas do Bairro Beira Rio e solicitou recursos para calçamento em quatro delas. O parlamentar viu de perto o problema do mau cheiro que sai da estação de tratamento de esgoto (ETE), que é de responsabilidade da Embasa.

Segundo o vereador Agnaldo do Sem Teto, o problema é antigo e vem prejudicando muito os moradores daquela região e além do mau cheiro, a quantidade de coliformes fecais lançados no Rio Mucuri está com níveis alarmantes, bem acima do aceitável, provocando uma poluição do rio e propagação de doenças nos moradores que usam o rio.

O vereador Agnaldo ainda mencionou a necessidade de manter um posto ativo de vigilância no local, uma vez que há denúncias de crianças brincando e tomando banho na “piscina” como é conhecido. Diversas crianças foram vistas dentro da área da ETE durante o momento em que o deputado e o vereador estiveram no local. O deputado também visitou o Distrito Itabatã, o maior do município de Mucuri e ouviu dos moradores as necessidades da comunidade, a exemplo da regularização fundiária, construção de uma quadra poliesportiva e um posto de saúde de atendimento a família.

Ainda em Itabatã, Alex da Piatã esteve reunido com lideres que ajudaram na coordenação da campanha do candidato a prefeito Gelson da Padaria (PRB), que obteve 5.805 votos, correspondente a 26,25% dos votos válidos, ficando na terceira posição em um pleito disputado por seis candidatos. O prefeito eleito, Robertinho, do Democratas, foi eleito com 28,73% dos votos válidos. “Nós apenas retardamos a concretização do nosso projeto. Estaremos com uma agenda política nos próximos quatros anos e sem duvida iremos vencer em 2024 e as pessoas vão sentir este atraso quando iremos trabalhar com uma Prefeitura que melhore a vida de todos”, concluiu Alex da Piatã.

Ibirapuã

 Atendendo ao convite do suplente de vereador Bruno Leal (Patriota), Alex da Piatã visitou a Escola Estadual Paulo Freire, que está passando por uma reforma e adaptação por conta do coronavírus para receber os alunos no momento certo conforme protocolo da SEC. O diretor da escola, Ricardo de Oliveira Cardoso disse ao CN que a unidade escolar funciona em dois turnos, ou seja, tarde e noite com 347 alunos. “Uma área muito grande e boa. Vamos conversar com Jerônimo (secretário estadual de Educação), para ampliar e construir um projeto poliesportivo”, falou o Social Democrático.

O suplente de vereador Marcos do Sindicato (PT) e o Luião, do Patriota, também acompanharam o parlamentar que concluiu a visita a Ibirapuã conhecendo o terreno que será construída sede da associação Viva Mais.

Alcobaça

O deputado participou da primeira reunião dos secretários municipais convocada pelo prefeito Zico (PROS). Na reunião ele disse que sua presença naquele momento era para confirmar o que disse na campanha, ou seja, “ajudar Zico (prefeito) e Paulinho (vice), a governar para todos e melhorar a vida das pessoas. Quero que vocês (secretários), provoquem nosso mandato e iremos em busca das soluções dos problemas do município”, garantiu. Ele também testemunhou o esforço do prefeito Zico, que há pouco mais de dois meses a frente da gestão, já esteve três vezes em Salvador em audiências nas secretarias e em breve será recebido pelo governador Rui Costa.

Caravelas

No destaque o vereador e o agricultor ao lado do chefe de gabinete de Alex da Piatã, Valdemí de Assis

O deputado, acompanhado do vereador de primeiro mandato, Leandro Santos de Souza (DC), foi à comunidade de Piqui, localizada a mais de 150 km da sede do município onde mora o agricultor Edvaldo Jesus Costa, 43 anos, e ele falou das dificuldades das 23 famílias residentes no local. “Precisamos de um trator agrícola e de um poço artesiano. A vida aqui (Piqui) é difícil.”, lamentou Edvaldo. “Só pra o senhor (Alex da Piatã) ter uma ideia, tenho 43 anos de idade e só fui a Caravelas (Sede do município) duas vezes.

Dona Cicleia Oliveira contou a Valdemi que em toda sua vida, foi apenas uma vez em na sede de Caravelas

Casada há 21 anos com Edvaldo Jesus, Cicleia Oliveira Ramos, 36 anos de idade, confirmou que foi apenas uma vez a Caravelas e por grande necessidade, fazer o cadastro da bolsa família. Ele disse também que a filha Euziane Venâncio, 20 anos, não conhecia a sede do município. “Mas aqui é bom. Nesta pandemia que tomou conta do mundo, só tivemos até agora um caso”, concluiu.

Caravelas

O deputado também visitou o distrito Barcelona, em Caravelas onde ouviu do vereador Leandro Souza as demandas da comunidade e visitou as ruas que estão necessitando de pavimentação. “Não sabia que o Alex da Piatã era tão atuante e parceiro. Fiz várias solicitações para melhoria e desenvolvimento da nossa região e ele ouviu atentamente e comentou que vai se esforçar para trazer obras e serviços para as localidades visitadas”, falou o Democrata Cristã.

Veraedor Leandro recebeu a vista do deputado Alex da Piatã

O deputado também foi a Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Eunápolis e se reuniu com presidente do Sindicato de produtores Rurais de Itagibá Manoel Fonseca Netto, mais conhecido por Deco. Esteve visitando também as obras de recuperação das BAs 283 que liga Guaratinga a Itabela e 290 ligando Itanhém a Teixeira de Freitas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here