A tarde desta quarta-feira (11) teve uma alegria a mais para os pacientes da Unidade Básica de Saúde – Urbis, junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF Sul), em Teixeira de Freitas. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para promover o bem-estar dos pacientes, idealizaram e realizaram, junto com toda a equipe da Dra. Rejane Chaves, uma tarde de entretenimento, lazer e terapia.

Cadeirantes, idosos, cuidadores participaram de atividades recreativas na Praça da Urbis. Eles fizeram exercícios direcionados pela fisioterapeuta Samanta Martins e receberam importantes informações com a palestra do Dr. Gabriel Benavides.

A enfermeira Luciane Correia destacou a satisfação dos pacientes. “Ações como esta estão em perfeita sintonia com nosso objetivo, enquanto Secretaria e Prefeitura, na pessoa do prefeito Temóteo Brito, de humanizar os atendimentos e procedimentos da saúde”, avaliou o secretário Hebert Chagas. O coordenador da Atenção Básica no município, Waldir Schmidt, reforçou as palavras do secretário e parabenizou a Unidade de Saúde e NASF pela realização.

NASF

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Os núcleos são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF).

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares; permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Digite seu nome aqui